O filme só existe na tela ... quando bem projetado!
Diogo Gomes

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma Van Para o Sertão - CANUDOS

A Pretensa ida, prevê meio dia no templo aberto da fé, Bom Jesus da Lapa, conhecida pelas romarias, que desde janeiro, acorre na região o costume de um vai e vem de romeiros em busca de um milagre, não tão distante da família, vizinhos ou conhecidos.

As margens do Velho Chico, Lapa, além de uma vida cultura bem "fazeja", é também uma incógnita na Trilha da Fé e da Guerrilha, baseada um pouco a frente, no mais profundo sertão, O Buriti Cristalino. Mas antes de por lá passa, uma pernoite em Ibotirama, intrigrante cidade sertaneja, onde muito de abominável acontece para o cenário nacional: de trabalho escravo a "falsários da magia negra". Mas como sempre, o que também de boa fé ela abriga e produz, renegado permanece, como em outras paragens. Mas como a via deste é chegar a Canudos, nesta linha, retomamos ao Buriti Cristalino, nossa próxima parada. Dos acontecimentos de l'a, Ibotirama é fonte anterior, palco e cenário permanente de vestígios. Aqui Zequinha fez parceiros musicais, criou canções, tempos depois fez amigos guerrilheiros, aí chegou, depois de furar o cerco montado pelo Exército e depois de não conseguir atendimento médico para o capitão, retorna ao começo do fim.

O Buriti Cristalino, Brotas de Macaúbas e a Pintada, palco da mais violenta perseguição empreendida pela Ditadura Militar a guerrilha. Visitaremos o memorial a estes heróis, que um dia ousaram lutar em nome de uma vida melhor.

Como disse Ferreira Gullar:

Mas existe nesta terra
Gente de grande valor
Que é livre por natureza
E não teme o opressor
Como; Gregório Bezerra e acrescentamos
Carlos Lamarca, Zequinha Barreto,
Otoniel Barreto, José Barreto, Professor Santa Rita,
Feitos de ferro e de flor.

Mas talvez, o mais surpreendente, será o encontro com Olderico Barreto, o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário